quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O tamanho único do desenvolvimento


Quando observo as ofertas que existem no mercado em relação a qualificações, soluções, desenvolvimento entre outros, vejo muito essa estratégia do “one size fits all”, ou seja, do tamanho único, de um tamanho serve para todos.

Pegando um exemplo, um dia destes eu fui comprar uma meia. Quando eu fui pegar a meia, dizia que ela servia do número 34 ao 39 ... tem bastante diferença de um número para o outros, mas, enfim, era a oferta que eu tinha, não é comum se encontrar meia para o tamanho exato do pé. E eu fico muito curiosa quando eu vejo esta mesma estratégia ou mesmo inferior do que essa colocada para qualificação. Quantas ofertas você vê de qualificação, de desenvolvimento e até mesmo coaching de “atendo tudo”, faço de tudo, resolvo tudo?  Curso que atende de estagiário a diretor, qualificação especiais para profissionais com ou sem experiência, 7 passos para qualquer um resolver todos os seus problemas ....

Até se encontra efetividade nestas ações, porque o desenvolvimento é uma ação interna de cada pessoa e não exterior, então é aquilo que eu tenho dentro de mim que eu trabalho e coloco para fora em forma de ação, isso sim é único. Agora imagina se você tiver um processo que trabalha sua exclusividade, aquilo que você realmente necessita?!

E porque muita gente cai nessa estratégia de “serve para todo mundo”, “serve para todos os tamanhos”? Minha hipótese, e aqui é uma hipótese, me permita estar errada, é de que, não se sabe o que se quer, não se tem claro qual é seu objetivo, qual o seu desejo. Usando o velho ditado ... quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. É feita uma opção de se colocar em ação como mero recurso para se colocar ocupado e não necessariamente produzindo. Para “dizer que está fazendo” ou mesmo para achar por tentativa e erro, pois uma hora acerta.
Para ilustrar, a ideia de “um tamanho serve para qualquer um”, é a estratégia deste produto da foto a cima. Para quem não está reconhecendo, é a boa e velha palha de aço, também conhecida como Bombril que, como diz o slogan, tem mil e uma utilidades. E mesmo o Bombril, com suas mil e uma utilidades, não serve para tudo. Então, por que seu desenvolvimento serviria em qualquer lugar? Para pensar … ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário