terça-feira, 28 de junho de 2016

Coaching ... ããhh? Mas o que é isso e como funciona?

(crédito imagem: http://www.rareoldprints.com/gallery/Coaching)

"Coaching ... ããhh?"
Assim começam muitas conversas que eu tenho. Eu aposto que você já fez esse "ããhh???" também (eu já e ainda bem que faz tempo e já descobri a resposta!!)
Apesar do termo coaching ter se popularizado, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é, mais ainda, sobre como funciona, como ocorre. A origem do termo em si é antiga, segundo alguns registros, vem do século XVIII e estava ligada a condução de carruagens levando nobres universitário. Adivinhe!! Os cocheiros eram chamados de .... Coacher. Posteriormente, há registros por volta de 1830 que se passou a utilizar o termo coach para tutor particular, dedicado a preparação  dos estudantes para exames. Segundo o que estudei, esses registros se originaram na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Posteriormente ainda o termo foi levado para o mundo dos esportes onde, até hoje, coach significa treinador. 
O termo passou a ser encontrado no mundo dos negócios a partir da metade do século XX. Inicialmente ligado  a recuperação de desempenho (sim, você estar em um processo de coaching não era por um bom motivo na época). Com os resultados positivos alcançados com quem precisava recuperar performance, alguém pensou "e se usássemos isso com quem não é problema?" E aí o processo passou a ser utilizado como processo de melhoria e não de correção, onde temos hoje o coaching sendo um processo focado de melhoria acelerada, que extrai o melhor da pessoa.
Em tempo, me permita clarificar 3 termos que são bastante confundidos:
Coaching - processo
Coach - profissional que conduz o processo
Coachee - cliente do processo
Espero que agora você não tenha mais que dizer: "Coaching ... ããhh?
E você .... está sendo sua melhor versão?
____________
Se por um acaso você ficou curioso e quer saber mais como funciona o coaching, aqui tem um vídeo que deve ajudar  ;-)

ou veja o mesmo vídeo no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário